Com o Smile

 

Eu sou um Nerd?
Liberte meu povo, Faraó!

Anderson C. Smile
25/05/2010

É de costume humano generalizar e ser preconceituoso. Se você perguntar a qualquer um nesse pequeno mundo o que é um nerd, uma grande massa de pessoas dirá que é um garoto que estuda, uma parte dirá que são caras retardados que gostam de matemática e quadrinhos, alguns nem nunca ouviram falar a palavra e uma parte final responderá certo – sendo que esse ultimo grupo é composto pelos próprios nerds. Isso é completamente verdade? Claro que não, se eu disser que sim eu estaria fazendo algo comum: generalizar. Mas é muito longe disso? Também acho que não.
 Mas o por que desse texto? Porque dia 25 de maio é nada mais nada menos que o dia do Nerd – então é quase o meu aniversário e o de mais alguns leitores. Então com um dia tão especial irei aproveitar para falar da gente, nós, os Nerds.

 Esse tão estranho espécime se dividiu em milhares de subgrupos – são tantos tipos de nerd como para raças diferentes de seres em o Senhor dos Anéis, livro obrigatório para nerds, pelo menos algumas raças. Nossa função, eu creio, é no geral gostar de alguma coisa com mais intensidade, mas não valendo para coisas mais obvias como: festas; bebidas; e mulheres – nós podemos dizer apenas que as desejamos, pois é característica nossa não as conseguirmos.
 Como já dito, gostar de algo é característica fundamental do Nerd. Alguns gostam de cinema e outros de vídeo game, alguns já gostam de séries intergalácticas e outros de mangás – esse é o subtipo asiático nascido na Ásia, na verdade em extremos do Japão. Somos muitos e podemos nos originar de qualquer meio.
 Em questão de vestimenta não temos um algoritmo que defina isso, mas é comum nos encontrar de blusa preta com alguma frase idiota destacada – é comum em alguns existir o fator de idiotice, eu, por exemplo, divido esse fator. Para mostrar o quanto generalizar não funciona, devo dizer que tentar nos identificar é complexo, apesar dessa dica sobre a roupa, não existe modo visual de se descobrir com muita facilidade, apesar de que óculos é um tipo de denuncia em meu povo.
 Portanto agora nascem questões: Como identificar um Nerd então? Como saber se você é um nerd? Como saber que tipo de nerd é tal pessoa? Como saber que tipo de Nerd é? É tão simples como identificar tantos “como’s” em meu texto. O que vem a ser a resposta é: o papo! Sim, nerds como eu e grande maioria tem como dom fazer as pessoas adormecerem e são nos primeiros vinte segundos, menos letais para pessoas normais, é que se descobre o tipo em que está na frente. Isso é verdade? Claro que não, pois isso é generalizar e eu não quero isso, e mesmo se eu acreditasse nisso tudo, eu estaria sendo preconceituoso – e é exatamente isso que eu não quero.

 O texto na verdade tem seu principal nesse parágrafo, onde vou pedir uma coisa: deixemos de generalizar e cultivar preconceito. Desde o inicio em que ouve um diferencial ou opção de ante do homem também ouve o preconceito – até em Street Fighter existe preconceito com alguns personagens, eu mesmo não respeito quem joga com Zangief. Já a generalização, uma coisa que abomino, provém do mesmo tempo que o preconceito, afinal quando algo em que temos preconceito se divide ainda mais em subtipos tendemos a criar comentários coletivos mesmo sendo óbvio que nessa divisão nem em todos isso se aplica.
 Enfim, vamos dizer não a essas duas coisinhas, digo isso em pedido de respeito ao meu povo, os Nerds, e a todo e qualquer outro povo em nessa terra – Menos para os indivíduos que jogam com Zangief.

Obrigado e até a próxima

 

Vamos, comente... 

Make a Free Website with Yola.